A cultura pop e nós
- Artur Lopes Filho
- 5 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
É praticamente impossível mapear quão profunda é a influencia da cultura pop na vida cotidiana. Ainda que a seriedade impere e aprendamos, ao longo da nossa vida, dar um maior valor as coisas ditas "sérias", quando recordamos o quanto uma musica nos remete a pensar sobre uma situação; quantas questões profundas um filme nos desperta; quanto uma história em quadrinhos nos levam a refletir sobre valores como o certo e o errado; o bom e o mal; o justo e o injusto e mais; isso tudo nos leva a perceber o quanto a cultura pop permeia e influencia, em muito, a construção da pessoa que hoje somos. Mesmo que não percebamos, mas quando usamos como exemplo a postura de um personagem de um filme para exemplifica nossa conduta, estamos reforçando a ideia de que a cultura pop nos influencia e nos transforma nas pessoas que hoje somos. Para pensarmos isso, basta entendermos o quanto os elementos da nossa vida cotidiana compõe os fragmentos da nossa personalidade e, por sua vez, orientam nossas ações. Pensemos na escola, na religião, no convívio familiar, nos círculos de amizade, na condição social, política, histórica e econômica em que vivemos e quanto, todos esses elementos e mais influenciaram e influenciam a maneira com que observamos o mundo a nossa volta. Todos esses elementos são abordados, sobretudo pela psicologia, para desvelar as razões de determinadas condutas e auxiliar no entendimento de nós mesmos. Agora, se admitimos tal movimento existir quando provindo dessas culturas (consideradas mais "sérias" por muitos), por que negligenciar o papel da cultura da mídia e da cultura pop como parte de tal formação? Por não considerá-las sérias o suficiente ou por simplesmente tratar de entretenimento? Se forem esses os argumentos, pessoas não aprenderiam valores em interagirem com os demais quando se divertindo ou se entretendo, como quando praticando um esporte ou interagindo com pessoas em um ambiente festivo.
Independente do que for, pelo fato da cultura pop permear a nossa vida, não nos é coerente negligenciar o fato de que ideias e valores nos são colocados por muitas dessas produções, assim como o fazem a religião, a família, a política e muito mais. E como somos seres dotados da capacidade de refletir, questionar e nos posicionarmos diante do que nos é apresentado, nos é cabível admitir que acabamos por moldar a nós mesmos a partir da interpretação que damos a tudo aquilo o que nos é apresentado ao longo de toda nossa existência, seja observando a conduta de familiares ou de um desenho animado.
Por isso vamos iniciar aqui uma série de postagens curtas e objetivas, debatendo diversas produções da cultura pop e algumas das muitas questões que elas nos despertam... Um exercício de reflexão sobre um bocado de produções que nos instigam reflexões. Espero que vocês curtam!

Comments